Atividades do Embaixador

Comemoração do Dia Nacional da Memória.

O staff da Embaixada da Argélia em Brasília celebrou, neste domingo, o Dia Nacional da Memória, que assinala o aniversário dos massacres de 08 de maio de 1945.

Na véspera, o Presidente da República, Sr. Abdelmadjid Tebboune, enviou uma mensagem à nação por esta ocasião. Aqui está o texto completo em árabe, francês e português.

Brasília, 08 de maio de 2021.

Embaixador Bladehane recebido pelo Secretário Geral do Itamaraty.

Sua Excelência o Embaixador da Argélia na República Federativa do Brasil, Rachid Bladehane, foi recebido em 04 de abril de 2022, pelo Secretário Geral do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), Sr. Fernando Simas Magalhães. A reunião centrou-se nas relações bilaterais, bem como nas questões regionais e internacionais de interesse comum.

Na foto abaixo também está o Embaixador Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, Secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África no Itamaraty.

Brasília, 06 de abril de 2022.

Comemoração do Dia da Vitória .

O staff da Embaixada da Argélia em Brasília comemorou, neste sábado, o 60º aniversário do Dia da Vitória correspondente a 19 de março de 1962: dia do aniversário do cessar-fogo na Argélia após a assinatura dos acordos de Evian em 18 de março de 1962.

Na véspera, o Presidente da República, Sr. Abdelmadjid Tebboune, enviou uma mensagem à nação por esta ocasião. Aqui está o texto completo em árabe, francês e português.

Brasília, 19 de março de 2021.

Novo embaixador da Argélia no Brasil quer promover comércio.



São Paulo – O novo embaixador da Argélia em Brasília, Rachid Bladehane (foto acima), quer ver crescer o comércio e as relações políticas, diplomáticas, culturais e sociais do seu país com o Brasil. Ele assumiu o posto em novembro do ano passado e está cumprindo agenda em São Paulo. O diplomata visitou a sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e se reuniu com o presidente, Osmar Chohfi, e com o vice-presidente de Relações Internacionais da entidade, Mohamad Mourad, na manhã desta quinta-feira (24).

Continue lendo ao CLICAR AQUI.

Reunião dos Embaixadores Africanos com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Um grupo de três Embaixadores, representando o grupo de Embaixadores Africanos acreditados em Brasília, incluindo Sua Excelência o Embaixador da Argélia, Rachid Bladehane, foram recebidos, no dia 21 de fevereiro de 2022, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil, Senhor Macros Pontes.

Com a presença do Presidente do Global New Economy Forum, Victor Borges, esta visita teve como foco as parcerias entre a RedeVírus no âmbito do MCTI e os países africanos e a transferência de tecnologia. Criado em fevereiro de 2020, o RedeVírus é um comitê de especialistas, reunido pelo MCTI, que tem desenvolvido estratégias de combate à pandemia no Brasil.

Os Embaixadores dos três países destacaram os desafios colocados pela pandemia e a importância da investigação científica para ultrapassá-los. Ao final desta reunião, foi acordada a realização de reuniões técnicas para apresentação do RedeVírus MCTI aos pesquisadores africanos.

Apresentação das Cartas Credenciais.

O Exmo. O Sr. Rachid Bladehane, Embaixador da República Democrática Popular da Argélia no Brasil, apresentou nesta Quinta-feira dia 10 de fevereiro de 2022, as suas Cartas Credenciais ao Excelentíssimo Senhor Jair Bolsonaro, Presidente da Republica Federativa do Brasil.

O Exmo. O Sr. Rachid Bladehane, Embaixador da República Democrática Popular da Argélia no Brasil, apresentou nesta Quinta-feira dia 10 de fevereiro de 2022, as suas Cartas Credenciais ao Excelentíssimo Senhor Jair Bolsonaro, Presidente da Republica Federativa do Brasil.

Embaixadores Árabes se Reúnem para Despedida e Boas-vindas.

Com um jantar, diplomatas se despedem do colega de Omã e recebem o novo embaixador da Argélia.

Por FAMBRAS em 22 de dezembro de 2021.

Em nome do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, o embaixador Ibrahim Alzeben recebeu, neste sábado (20), na sede diplomática da Palestina, diversos colegas chefes de missão. O encontro teve como objetivo dar adeus ao embaixador do Sultanato de Omã, Amad Hamood Al Abri e celebrar a chegada do novo embaixador da República Argelina, Rachid Bladehane.

O jantar contou ainda com a participação do presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Osmar Chohfi, demais embaixadores e embaixatrizes de países árabes, representantes de organizações árabes e islâmicas e da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, FAMBRAS.
Para ler mais CLIQUE AQUI.

Sua excelência o Embaixador da Argélia, o Sr. Rachid Bladehane, apresentou suas credenciais ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

O Embaixador da República Democrática Popular da Argélia, o Exmo. Sr. Rachid Bladehane , apresentou, em 03 de dezembro de 2021, as cópias ilustradas de suas cartas credenciais ao Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a SE. O Sr. Fernando Simas Magalhães.


Recepção de despedida de Sua Excelência o Embaixador da Argélia, Toufik Dahmani.

Por ocasião do encerramento de sua missão no Brasil, foi organizada uma recepção em homenagem a Sua Excelência o Embaixador Toufik Dahmani na sede da Embaixada, em 29 de outubro de 2021, na presença do corpo diplomático e dos funcionários locais.

Embaixador da Argélia foi recebido em audiência pelo Ministro do Meio Ambiente brasileiro.

Sua Excelência o Embaixador da Argélia no Brasil, Toufik DAHMANI, foi recebido em audiência pelo Ministro do Meio Ambiente brasileiro, Joaquim Leite, em 8 de outubro de 2021. As discussões se concentraram na cooperação entre os dois países neste campo, especialmente à luz da Conferência Internacional sobre Mudanças Climáticas (COP26), que acontecerá de 1 a 12 de novembro de 2021 em Glasgow, Escócia, no Reino Unido.

Embaixador da Argélia recebe jornalistas para apresentar a culinária de seu país.

Por Fabiana Ceyhan

O Embaixador Toufik Dahmani e sua esposa, receberam jornalistas, para um jantar organizado pela jornalista Fabiana Ceyhan. A culinária argelina foi o tema principal do jantar que contou com pratos exclusivos do país preparados na Residência Oficial do casal.

Vários pratos, chás, doces foram servidos aos convidados, que puderam conhecer com mais detalhes os pratos da culinária argelina.

Cerca de 25 pessoas puderam provar o Cuscuz da região africana do Magrebe, que é considerado patrimônio mundial imaterial pela UNESCO.

A diversidade de pratos preparados na Residência Oficial, por uma Chef de cozinha, o vinho argelino e a recepção calorosa ficaram marcadas nessa recepção que aconteceu em 22 de janeiro.

Fotos: Cidália Varela

Para saber mais CLIQUE AQUI.

Embaixador da Argélia Toufik Dahmani fala sobre as obras de Oscar Niemeyer em seu país.

Por Kleber Karpov - 30 de abril de 2021

Por Fabiana Ceyhan

O 61º aniversário de Brasília oferece-me a agradável oportunidade de parabenizar as autoridades do Distrito Federal e também a sua população acolhedora. Esta simpática cidade tem algo em comum com meu país, a Argélia. São obras do arquiteto Oscar Niemeyer, considerado com o presidente Juscelino Kubitschek e o urbanista Lucio Costa os três padres de Brasília.

As relações entre a Argélia e o Brasil são excelentes e sempre se caracterizaram por uma profunda amizade e solidariedade. Não vos ensino nada de novo se vos disser que o Brasil estabeleceu um vínculo constante com o meu país graças, entre outros, ao trabalho do célebre e talentoso arquiteto brasileiro.

Para continuar a leitura CLIQUE AQUI.